Cuidar da casa Comum

"é nossa missão!"

O tema escolhido para a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) é “Casa Comum, nossa responsabilidade”. Organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, a CFE, que tem por objetivo “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenhar-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”.

39ª Romaria da Terra

cuidar da terra, casa comum!

A 39ª Romaria da Terra, no município de São Gabriel, Diocese de Bagé, no Rio Grande do Sul, e tem como tema “Cuidar da Terra, Casa Comum”. Esta edição celebra os 260 anos do martírio do índio Sepé Tiaraju e de seus mil e quinhentos companheiros em sua luta pela Terra e pela vida. A Romaria propõe uma reflexão sobre o cuidado com a Terra diante da realidade de violência, de exploração e de esgotamento.
Para cuidar da Terra, como sugeriu papa Francisco em sua encíclica “Laudato Si” (Louvado Sejas), é fundamental “uma conversão ecológica global, mudanças profundas nos estilos de vida, nos modelos de produção e de consumo, nas estruturas consolidadas de poder”. Este cuidado se traduz em gestos concretos na defesa dos direitos dos/as camponeses, povos indígenas, quilombolas e diversos outros. Seja isso na produção de uma alimentação saudável e orgânica, na ecológica, na participação cidadã e política, no cooperativismo, no consumo consciente e nas relações que proporcionem o bem viver entre as pessoas e o ambiente, construindo, assim, uma “Terra sem Males”.