Este foi o tema que embalou a 15º Romaria da Juventude da Diocese de Bagé, que ocorreu no dia 29 de outubro de 2023, na Paróquia Arcanjo São Gabriel em São Gabriel, com a iluminação bíblica Lc 24,13-35. A motivação para essa romaria começou ainda no ano passado com as Trilhas da Juventude com Jesus de Nazaré. Grupos de Jovens foram formados na base, movimentando ainda mais a juventude diocesana. Durante o dia os Jovens, pensaram na caminhada junto a suas comunidades (CEB’s), relembramos a história dos Povos Originários, em especial os indígenas na figura de Sepé Tiaraju. Durante a caminhada, Maria, Cidinha, como carinhosamente a PJ chama Nossa Senhora Aparecida, adentrou e caminhou junto aos jovens. Nas oficinas os jovens trabalharam diversos temas como: Juventude e Missão, Juventude e Ceb’s, Projeto de Vida, Juventude e Liturgia, Juventude e Povos Originários, Juventude e Bem-Viver, Juventude e a Casa Comum, Juventude e Sociedade, Somos Igreja Jovem – PJ e uma oficina especial para os Assessores. O Bispo diocesano Dom Frei Cleonir se fez presente, conversando com os Jovens, enfatizando o compromisso da Diocese com a evangelização da juventude. O Secretário Regional da PJ, Gustavo Follmann, também esteve conosco falando um pouco sobre os 50 anos da PJ no Brasil. O Cacique Vhera Poty, da aldeia Guanary, também conversou com os jovens mostrando um pouco da mística e espiritualidade indígena. Foi um momento muito lindo de celebração dos 50 anos da Pastoral da Juventude no Brasil, em especial os 40 anos da PJ na Diocese. Além dos momentos de reflexão, houve vários momentos de alegria, descontração e animação, além é claro do reencontro de várias gerações de PJteiros e PJtoeiras, o passado e o presente caminhando juntos. A romaria terminou com a missa, a benção em toda juventude da Diocese, além da PJ estavam presentes na romaria outros movimentos e carismas da juventude. O compromisso assumido na missa foi... DIGA SIM A JUVENTUDE! E como a própria música tema que nos embalou nessa romaria diz, “outro mundo é possível vamos fazer”.
👋🏽16 de Setembro, ontem, os jovens e assessores da cidade Pinheiro Machado , se reuniram para realizar a Trilha com Jesus de Nazaré! ➡️O encontro aconteceu com a finalidade de novas nucleações de grupos de base da Pastoral da Juventude. A presença dos assessores animou e fortaleceu o trabalho. Os jovens estão na caminhada para formar novos grupos e o dia foi marcado pelo sonho e pelo projeto de vida de cada um, que vai ao encontro do Evangelho. Deus seja louvado pela vida da Juventude!
👋🏽Hoje os jovens e assessores da Paróquia do Arcanjo São Gabriel na cidade de São Gabriel, se reuniram para realizar a Trilha com Jesus de Nazaré! ➡️O encontro aconteceu com a finalidade de novas nucleações de grupos de base da Pastoral da Juventude. A presença dos assessores animou e fortaleceu o trabalho. Os jovens estão na caminhada para formar novos grupos e o dia foi marcado pelo sonho e pelo projeto de vida de cada um, que vai ao encontro do Evangelho. Deus seja louvado pela vida da Juventude!
👋🏽Os jovens e assessores da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Rosário do Sul, se reuniram para realizar a Trilha com Jesus de Nazaré! ➡️O encontro aconteceu com a finalidade de novas nucleações de grupos de base da Pastoral da Juventude. A presença dos assessores animou e fortaleceu o trabalho. Os jovens estão na caminhada para formar novos grupos e o dia foi marcado pelo sonho e pelo projeto de vida de cada um, que vai ao encontro do Evangelho. Deus seja louvado pela vida da Juventude!
👋🏽Hoje os jovens e assessores da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Candiota, se reuniram para realizar a Trilha com Jesus de Nazaré! ➡️O encontro aconteceu com a finalidade de novas nucleações de grupos de base da Pastoral da Juventude. A presença dos assessores animou e fortaleceu o trabalho. Os jovens estão na caminhada para formar novos grupos e o dia foi marcado pelo sonho e pelo projeto de vida de cada um, que vai ao encontro do Evangelho. Deus seja louvado pela vida da Juventude!
📌20/05 Os assessores da Paróquia São José da Hulha Negra, se reuniram para realizar a Trilha com Jesus de Nazaré! ➡️O encontro aconteceu com a finalidade de novas nucleações de grupos de base da Pastoral da Juventude. A presença dos assessores animou e fortaleceu o trabalho. Os jovens estão na caminhada para formar novos grupos e o dia foi marcado pelo sonho e pelo projeto de vida de cada um, que vai ao encontro do Evangelho. Deus seja louvado pela vida da Juventude!
👋🏽Hoje os jovens e assessores da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Candiota, se reuniram para realizar a Trilha com Jesus de Nazaré! ➡️O encontro aconteceu com a finalidade de novas nucleações de grupos de base da Pastoral da Juventude. A presença dos assessores animou e fortaleceu o trabalho. Os jovens estão na caminhada para formar novos grupos e o dia foi marcado pelo sonho e pelo projeto de vida de cada um, que vai ao encontro do Evangelho. Deus seja louvado pela vida da Juventude!
Participe das formações e nucleações de jovens das comunidades de base para animar e fortalecer as comunidades! As formações acontecerão por área pastoral ou por cidade!
Agora é a vez de Hulha Negra e Candiota, próximo mês será Rosário do Sul e São Gabriel.
Os jovens e assessores da Paróquia Santo Antônio de Lavras do Sul, se reuniram para realizar a Trilha com Jesus de Nazaré!
➡️O encontro aconteceu com a finalidade de novas nucleações de grupos de base da Pastoral da Juventude.
A presença dos assessores animou e fortaleceu o trabalho.
Os jovens estão na caminhada para formar novos grupos e o dia foi marcado pelo sonho e pelo projeto de vida de cada um, que vai ao encontro do Evangelho.
Deus seja louvado pela vida da Juventude!
👋🏽Hoje os jovens e assessores da Rede de Comunidades Padre Josimo se reuniram para realizar a Trilha com Jesus de Nazaré!
➡️O encontro aconteceu com a finalidade de novas nucleações de grupos de base da Pastoral da Juventude.
👋🏽Os jovens estão na caminhada para formar novos grupos e o dia foi marcado pelo sonho e pelo projeto de vida de cada um, que vai ao encontro do Evangelho.
👐Deus seja louvado pela vida da Juventude!
Este Plano Pastoral que iremos lhe apresentamos é fruto do trabalho de muitas mãos e do anseio de partilhar uma linda experiência de fé: a de ter encontrado Jesus no caminho, sentir o seu amor infinito e assumir a proposta de ter os mesmos sentimentos de Cristo Jesus (Cf. Fl 2,5)
No dia 28 de Novembro aconteceu na Catedral São Sebastião um encontro com as representações das juventudes da Diocese de Bagé com o objetivo de retomar o Setor Juventude em nossa diocese. O Setor é uma estrutura organizativa que acompanha os processos de educação na fé. Sendo uma articulação mais ampla neste serviço procura também fortalecer as demais estruturas organizativas juvenis presentes nas dioceses, respeitando a especificidade de cada uma delas. “Com o Setor Juventude não se propõe uma super-organização que promova muitos eventos e atividades, mas a unidade de todas as forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns” (Evangelização da Juventude – 85, n.196). No encontro, o Bispo Diocesano Dom Frei Cleonir falou da importância do Setor Diocesano para dinamização do trabalho com a Juventude. Logo após, Pe. Edegar fez um relato da sua participação na reunião que contou com os referenciais do trabalho com a juventude no estado. Por fim, Pe. Jair falou sobre o Plano Diocesano de Pastoral e a importância do trabalho com a juventude em nossa Diocese.
Com o objetivo de proporcionar um espaço de debate para que as juventudes, em sua diversidade, compreendam a necessidade do protagonismo juvenil no momento histórico vivido hoje, na ousadia de desnaturalizar o machismo e o patriarcado que sustentam a cultura da violência, para construir uma nova ordem pautada por relações justas e igualitárias, a Pastoral da Juventude do Regional Sul 3 – CNBB em parceria com a Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) realizou o Seminário Interdisciplinar das Juventudes nos dias 08,09 e 10 de novembro em Porto Alegre/RS. Explorando as referências bíblicas de mulheres nas Sagradas Escrituras, buscamos recuperar e visibilizar a importância destas figuras sendo uma contribuição para se pensar o lugar das mulheres na vida da Igreja. Utilizamos a metodologia advinda da Ação Católica: VER, JULGAR, AGIR e CELEBRAR.
Assim, querendo despertar, internamente na Pastoral da Juventude e na Igreja, a sensibilidade para a temática e sua
urgência, visando ao empoderamento das mulheres e também à construção de novas masculinidades; Compreender a violência contra a mulher a partir dos determinantes de raça, orientação sexual, identidade, classe, religião, entre outros, e de suas implicações; Aprofundar o conhecimento em torno dos conceitos e dos tipos de ciclos de violência. A Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra a Mulher quer construir caminhos de superação às violações que afetam diretamente a vida de todas as mulheres. Acreditamos que as expectativas foram superadas, na medida em que, a formação de parcerias planejadas e pensadas de modo que pudéssemoscompreender os espaços intra e extra Igreja, dialogando ecumenicamente com diversas organizações religiosas, coletivos de mulheres, grupos de Economia Popular Solidária e Espaços de Acolhida a mulheres que sofrem violência como o Resiste Mirabal, nos desafiam a ir além desta Campanha e buscar construir espaços onde atuamos para difundir a discussão do tema. A Diocese de Bagé contou com a participação de quatro pessoas e duas apresentações de trabalhos:
O coração continua pulsando forte com a boa energia da juventude no Encontro Regional de Animadoras e Animadores de Grupos de Jovens. O encontro que iniciou na quarta-feira, dia 22 de janeiro, e encerrou no domingo, dia 26, contou com a presença de mais de 60 jovens, oriundos de diversos lugares do Rio Grande do Sul e foi marcado por intesos momentos de formação, celebração, missão e animação. A partir da Iluminação Bíblica “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (João 13,34) e da imagem da casa, que conforme as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 é espaço de Comunidade e Missão, as juventudes puderam refletir sobre ser animador e animadora de grupos de jovens hoje, de como viver o amor de Jesus em seus espaços de atuação, de como ser casa-comunidade, grupo de jovens e como encontrar a cada do outro, mesmo naqueles que não tem casa.
Com certeza o encontro foi momento de animação e celebração na vida da Pastoral da Juventude do RS, que continua firme noser grupos de jovens, de anunciar a Boa nova de Deus e defender a vida das juventudes, em especial das menos favorecidas. Na oportunidade, a PJ do RS também lançou o ano de preparação dos seus 40 anos, ano em que a Coordenação Regional pretende passar em todas as Arquidioceses e Dioceses, levando sua mochila para dialogar com jovens, assessoras e assessores, levando a memória da PJ e projetando os novos caminhos da PJ do RS para os próximos 40 anos.
Com o objetivo de promover uma Campanha para o Enfrentamento aos Ciclos de Violência (simbólica, psicológica, financeira, doméstica, sexual, midiática) contra as mulheres, e, a Campanha da Fraternidade 2019 que visa refletir a garantia dos direitos a partir das Políticas Públicas, a PJ da Diocese de Bagé quer ser sinal de luz e esperança na vida de nossas mulheres e da juventude, estando em comunhão e sintonia com toda a Igreja diocesana e do Brasil, vivendo a alegria da Ressurreição de Jesus, Senhor da Vida, que se coloca a serviço em defesa da vida das mulheres e da juventude.
Os grupos de jovens assumem seu protagonismo na construção da Civilização do Amor, trilhando o caminho apontado por Jesus de Nazaré, um caminho de luta e resistência, para que todas e todo tenham vida e vida em abundância. Já estivemos reunidos com a galera de Rosário do Sul, do grupo "Pra Frente Linda Juventude (PFLJ)", Santana do Livramento com o Grupo "Força Jovem" e com a galera da Comunidade Mãe de Deus (Obra Social Laura Vicuña) em Bagé. Como o próprio texto base da CF 2019 nos convida a refletir: “Faz-se necessário estimular os jovens a adquirirem mais conhecimentos sobre a elaboração das Políticas Públicas e sobre a participação nesse processo, assumindo seu papel na sociedade”. (Texto Base CF 2019 - Art.101). Em nossas rodas de conversa, conhecemos também a história de vida de várias mulheres importantíssimas para a nossa sociedade como Ir. Dorothy Stang, Marielle Franco, Angela Davis, Rosa Luxemburgo entre tantas outras que não são reconhecidas e pouco lembradas. Sigamos firmes planejando nossa caminhada e ousando construir a Civilização do Amor.
Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude.
Todas convidadas e todos convidados!
Em breve mais informações.
#PJDiocesedeBage
#PelaVidadasCompanheiras
#SomosIgrejaJovem
#COMPARTILHA
“Vem me fala tu de tua vida, dessa amizade mais querida. Dessa ansiedade de amar de novo, desta tua vida doada ao povo”. (Me fala de você – Zé Vicente)
Cientes de nossa missão, a Pastoral da Juventude, buscando descobrir alternativas, propor ações concretas que respondam aos problemas que nós, jovens, vivemos, procuramos utilizar recursos, pedagogia e linguagem que contribuam para concretizar os sinais da Civilização do Amor. Assim, tendo em vista as grandes extensões territoriais de nossa Diocese, as múltiplas realidades e desafios da Evangelização da Juventude, optou-se pela composição de uma Equipe de Assessoria, visando um melhor pensar, refletir, planejar e agir no trabalho da Pastoral da Juventude a nível diocesano.
As pessoas convidadas a este especial serviço foram escolhidas tendo como critérios a opção preferencial pela juventude e o ser Sal da Terra e Luz do Mundo na Sociedade e em suas Comunidades Eclesiais, sendo eles: Pe. Edegar Barrozo, Michele Corrêa; Éderson Coitinho; Alessandro Bica; Vitória Vasconcellos da Luz.
O/a Assessor/a na Pastoral da Juventude é um/a cristã/o adulto/a chamado/a por Deus para exercer o ministério de acompanhar em nome da Igreja, os processos de educação na fé das/os jovens. Esse Ministério se fundamenta em JESUS CRISTO. A assessoria é um Ministério de serviço à juventude e só pode ser exercido por quem faz essa opção pessoal e preferencial.
O/A Assessor/a tem como tarefa, com relação a si mesmo, a de capacitar-se sempre. Deve se preocupar com sua formação integral, gradual e permanente. Em relação ao jovem, as/os assessoras/es acompanham os grupos de jovens e aos poucos devem ir assumindo o acompanhamento pessoal de cada jovem ajudando-as/os a clarear e definir seu projeto de vida e fazer opções, orientando a/o jovem quanto aos valores, a acolhida e a defesa da vida.
“Não descansaremos até encontrar a felicidade” Cf. Rt 3,1
Angelo Alvarez Rodrigues
Contribuindo no serviço da Coordenação Regional da PJ pela Diocese de Bagé.