❇Ainda ressoa em nossos corações a alegria, as partilhas e as sensações do 19º Encontro Diocesano de CEBs, realizado em Pinheiro Machado, no dia da Santíssima Trindade. Naquele dia, trouxemos nossas realidades, esperanças e dificuldades para o centro do debate.
Na temática do bem viver conversamos sobre como a economia não deve ser algo distante, presente somente na bolsa de valores, promovendo a desigualdade social e inserida em uma realidade que não nos pertence. Pelo contrário, ela se faz presente no dia a dia, nas nossas relações e nos cerca em todas as instâncias, por esse motivo, devemos “realmá-la”, olhar com atenção e cuidado.
Quem nos alerta sobre esse cuidado é o próprio Papa Francisco, que nos convida a refletir sobre uma outra economia possível, que ele chama de Economia de Francisco e Clara. Nela, a generosidade, a sustentabilidade e a colaboração são pilares fundamentais nas relações econômicas.
Em nossa diocese existem diversos grupos de economia solidária que são sinais de uma economia em que a cidadã e o cidadão são protagonistas, incentiva o espírito de cooperação e que a exemplo de São Francisco e Santa Clara de Assis, preocupa-se com a Mãe Terra e prioriza as relações que promovam vida digna para todos.
👋🏽E aí, se interessou pela proposta da Economia de Francisco e Clara? Conhece algum grupo de Economia Solidária? Que tal conversamos mais sobre esses assuntos?
🙏🏼Nós nos estamos vendo. Até a próxima!
Alessandro Maia
Equipe de Articulação CEB’s
Diocese de Bagé
As CEBs e o Bem Viver
No primeiro dia da Semana do Meio Ambiente, as comunidades eclesiais de base da Diocese de Bagé fizeram morada na cidade de Pinheiro Machado para reunir, rezar, debater e celebrar as alegrias e as dores do povo que vive nestes rincões do Sul do Mundo.
Na alegria do encontro, mais de 500 pessoas se fizeram presença e esse sem dúvidas foi um dos pontos principais do encontro. O fraterno abraço, o sorriso largo, a felicidade de estar com o outro e, assim, ser comunidade. Partilhar a vida e o pão, as preocupações e as esperanças, é força e resistência para a caminhada.
O Encontro teve como tema CEBs: Luz para o Bem Viver e a partir desta provocação refletimos sobre a realidade das comunidades. Visualizamos e denunciamos as ações que impedem a plenitude do bem viver, ferindo a vida e a dignidade do povo.
Também vimos e ouvimos diversas sugestões, compromissos e ações que já vem sendo realizadas nas nossas comunidades e são sinais proféticos do Reino de Deus. Iniciativas que, a muitas mãos, transformam a realidade onde estamos, respeitando o meio ambiente com sustentabilidade, ressignificando o uso de materiais, reciclando, reduzindo, reutilizando e repensando a nossa forma de se relacionar com a natureza.
Para refletirmos: como está a nossa relação com o ambiente que nos cerca? Respeitamos a natureza que nos dá a vida? O que sabemos sobre o bioma pampa?
Nós nos estamos vendo. Até a próxima!
Alessandro Maia
Equipe de Articulação CEBs
Diocese de Bagé